Menu

Blog

28 de Março de 2018

Lançamento do livro “UM OLHAR DIFERENTE SOBRE MODA”



O instituto social NAÇÃO BRASIL e a ONG ME ENSINA, anunciam o lançamento do livro “UM OLHAR DIFERENTE SOBRE MODA”, que será transcrito em braille, projeto pioneiro no estado de Santa Catarina, que propõe um olhar novo e diferente sobre o mercado da moda, que permita a inclusão social das pessoas com deficiência. O livro vai contar com a reflexão e participação, de 10 profissionais que atuam com moda inclusiva, de diversas cidades do Brasil, com apresentação do estilista Ronaldo Fraga, um dos mais importantes estilistas da moda contemporânea brasileira. Lançamento em maio, em Florianópolis / SC.

 



 

A ideia da criação deste projeto, surgiu, de uma constatação, que é o fato de Santa Catarina, mesmo, sendo, reconhecidamente, um expoente nacional no mercado da moda e um dos maiores polos têxtil do país, com profissionais experientes na área de designer de moda, e com grandes empresas instaladas no estado, no entanto, ainda não existe uma preocupação, do governo, das escolas e universidades, com esta significativa parcela da população, que são as pessoas com deficiência, que continuam sem acesso as roupas adaptadas, que não só desenvolvem a auto estima, mas permitem a autonomia e facilitam a acessibilidade, no cotidiano, para as pessoas com deficiência.

A  arte da capa e contracapa do livro “Um olhar diferente sobre moda”, é uma estampa produzida pela aluna de Moda Julia Santos (Jaraguá do Sul/SC), que foi a vencedora do 5º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva (2017), projeto este que deu origem ao livro.  A criação foi produzida durante estágio que, anualmente, o(a) primeiro(a) colocado(a) do Prêmio,  ganha, como premiação, estágio  realizado  na Fábrica de Tecidos Renaux View, em Brusque/SC, umas das mais importantes fábricas de tecido do Brasil.

 



 

O Livro, “UM OLHAR DIFERENTE SOBRE MODA”, será transcrito em linguagem Braille, e voltado para pessoas com deficiência visual, com realização do Instituto Social Nação Brasil, que é, também, o realizador, do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, projeto que, em 2018, vai completar seis anos, e que deu inspirou a produção deste livro. O ISBN, de forma pioneira, na região sul do Brasil, vem utilizando a moda, como ferramenta de inclusão social, desmistificando, o caráter elitista da moda, e propondo uma nova visão, de um mercado de moda, que seja para todos. O livro vai contar com participação, de 10 profissionais, de diferentes cidades do Brasil, que atuam no segmento de moda inclusiva, ou desenhando, ou escrevendo, ou produzindo e/ou refletindo sobre a inclusão social também na moda, a partir da sua experiência pessoal ou através de coletivos ou grupos que atuam ou participam, compartilhando este olhar diferente (e novo) sobre o mercado da moda e sobre a sociedade.



A arte A da capa e contracapa do livro “Um olhar diferente sobre moda”, é uma estampa produzida pela aluna de Moda Julia Santos (Jaraguá do Sul/SC), que foi a vencedora do 5º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva (2017), projeto este que deu origem ao livro. A criação foi produzida durante estágio que, anualmente, o(a) primeiro(a) colocado(a) do Prêmio, ganha, como premiação, estágio realizado na Fábrica de Tecidos RenauxView, em Brusque/SC, umas das mais importantes fábricas de tecido do Brasil.

 



APRESENTAÇÃO DO LIVRO: RONALDO FRAGA (ESTILISTA): É um estilista, cenógrafo e autor Brasileiro, nascido em Belo Horizonte/MG, e como prefere, falar, tornou-se estilista no susto. Nunca desejou sua carreira, não teve mãe costureira ou irmãs provando vestidos em casa e nunca brincou de boneca. Começou pelo simples fato de saber desenhar e se tornou um dos mais importantes estilistas brasileiros, recentemente no São Paulo Fashion Week(SPFW), apresentou um desfile totalmente inclusivo, questionando os padrões da indústria e o mercado de moda, impostos, pela grande mídia. Sobre a Moda Inclusiva, Ronaldo Fraga, diz o seguinte; “Quando, no Brasil, projetos, como esse, aparecem, lançando luz e conversando com as novas gerações, que a moda ou a modelo é muito mais do que a loura anglo saxônica com a blusa de oncinha, com as pernas longas ao som de uma musica eletrônica, rompendo a passarela num grande evento de moda, e traz, para esta passarela, os acimas do peso, os mestiços, os cegos, os deficientes físicos, traz gente de verdade, a gente também tem uma face de verdade da moda, e é este lugar que eu acho que devemos apostar.”

 

O QUE: Lançamento Livro “UM OLHAR DIFERENTE SOBRE MODA” com transcrição em Braille e com Prefácio do Estilista Ronaldo Fraga


Quando: Mês de Maio de 2018


Onde: Florianópolis


Quanto: Gratuito


Apoio cultural: SILMAQ Comércio de Máquina e Equipamentos, Empresa RENAUXVIEW, Estado de Santa Catarina,  Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle


Endereço:  https://www.facebook.com/scmodainclusiva/


Realização: INSTITUTO NAÇÃO BRASIL

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Instagram

@renauxview

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)