Menu

Blog

28 de Fevereiro de 2018

MUMO, o primeiro museu público de moda do Brasil



Decretada a “Capital da Moda” em 2012, Belo Horizonte também é a casa do primeiro museu público de moda do Brasil, o MUMO - Museu da Moda de Belo Horizonte. Inaugurado em 06 de dezembro de 2016, o museu fica no edifício icônico da capital mineira, popularmente conhecido como Castelinho da Bahia, onde antes ficava o Centro de Referência da Moda (CRModa).

Desde a sua inauguração, o MUMO tem o objetivo de ser um local de pesquisas, discussões e troca de conhecimentos. O museu acredita que a liberdade, a criatividade, a sustentabilidade e o livre acesso são bases essenciais para uma nova ordem social.



Com acervo próprio, o MUMO garante a preservação da memória. Com mais de mil peças de vestuário e acessórios da população local, compreendendo o período de tempo entre o século XIX e a década de 80, o museu continua recebendo doações.



O MUMO também é uma instituição viva e está sempre em movimento. Fazem parte do calendário do museu oficinas diversas, que vão desde gestão de negócios de moda à customização e criação de fantasias de carnaval, sessões de cinema, discussões literárias e até uma programação ficada em sustentabilidade, a Slow Week: Moda, ética e sustentabilidade, onde são discutidas diversas vertentes de um dos mais importantes tópicos na moda atualmente.



Quem estiver de viagem marcada para a capital mineira, já pode colocar o museu no itinerário porque vale muito a pena!

 

via

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)