Menu

Blog

29 de Novembro de 2017

Seda de aranha sintética é quase uma realidade para o mercado



Aranhas produzem fibras de seda com propriedades marcantes. A resistência à tração é maior que a do aço, porém sua elasticidade é comparada com uma faixa de borracha, além de macia e durável. Com tantas características incríveis, não é de se espantar que por anos empresas bioquímicas tentam replicar esta fibra em laboratório.

Como criar aranhas para utilizar sua seda é uma possibilidade fora de questão, afinal são animais territorialistas e canibais, e não podem ser criadas em grupos, a indústria pode apenas recorrer à ciência. Mas nem tudo é tão simples assim. Durantes anos, foram inúmeras tentativas falhas de recriar a versão sintética da seda de aranha, até surgir a Bold Threads.



A empresa desenvolveu uma tecnologia única para replicar o processo de forma sustentável e em larga escala. Os principais ingredientes da fibra são levedura geneticamente modificada, água e açúcar. A seda crua é produzida através do processo de fermentação, bastante similar à fermentação da cerveja, mas que ao invés de transformar o açúcar em álcool, a levedura o transforma na matéria-prima da seda de aranha.

Até aí, várias empresas já haviam conseguido chegar. A diferença da Bold Threads foi que eles solucionaram o problema de transformar essa matéria-prima em fio de qualidade. O método de fiação é semelhante ao processo de fiação utilizado para criar fibras à base de celulose, como o Lyocell.



Mas essa fibra sintética não é só importante para a indústria têxtil de moda! A seda sintética de aranha pode ser usada também para fabricar coletes à prova de bala, jaquetas e uniformes para o exército, cordas de suspensão para pontes, bancos de carro, garrafas biodegradáveis e muitas outras coisas.


Projeto de gravatas confeccionadas a partir da fibra de seda de aranha sintética


Na teoria, a partir da seda de aranha sintética, a empresa poderá trabalhar em outras fibras naturais criadas à base de proteína, como a lã, e aprimorar suas características conforme a necessidade do mercado. Outra coisa importante é que, a partir destes estudos, podemos começar a visualizar soluções têxteis inteligentes e sustentáveis, e até mesmo mais seguras, do que as opções à base de petróleo, e claro, alternativas para materiais, como o couro, sem a crueldade animal.

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Instagram

@renauxview

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)