Menu

Blog

06 de Março de 2015

Alta Costura e seus pré-requisitos


A Alta Costura é uma arte. A expressão francesa, Haute Couture, é usada para designar peças femininas únicas, feitas somente em Paris, à mão e sob medida, por costureiros e estilistas das grandes maisons, com os tecidos mais nobres. A mesma expressão nos Estados Unidos se chama High Fashion e na Itália Alta Moda. Em 1910 foi criada a Chambre Syndicale de La Haute Couture, órgão que regula, define e defende quem são os estilistas que fazem realmente alta costura.



Para trabalhar com alta costura é obrigatório estudar na Ecole de La Chambre Syndicale, aprender todas as técnicas, pré-requisitos e regras. Além disso, os estilistas devem seguir as regras restritas e imutáveis do sindicato:



- O termo ”Alta Costura” é exclusivo aos associados da Chambre Syndicale de La Couture Parisiense. Apenas os que cumprem todos os requisitos podem usar a denominação para chamar as suas criações de “Alta Costura”.



- A marca não precisa ser francesa, mas deve ter sede própria, em Paris, em um prédio de no mínimo cinco andares, sendo um andar para desfiles, com um local escolhido entre três opções de avenidas: Champs-Élysées, Marceau e Montaigne.



- Os modelos são artesanais, únicos e devem ser feitos a mão. Não podem ser costurado à maquina. Só podem ser executados modelos sob medida.



- É obrigatório ter perfume da marca, cosméticos, acessórios (bolsas e sapatos).



- Empregar mais de 19 pessoas.



- É necessário apresentar à imprensa, duas vezes por ano, pelo menos 75 modelos diferentes.



- É preciso preparar 45 apresentações particulares para a clientela.


Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)