Menu

Blog

11 de Abril de 2017

Cinco séculos de moda em exibição na Chatsworth House



A conhecida residência da família Cavendish, a Chatsworth House, em Derbyshire na Inglaterra, já foi locação de diversos filmes (como Orgulho e Preconceito), lar para uma coleção extensa de arte (com esculturas e pinturas de nomes como Rembrandt, Lucian Freud, Damien Hirst e Leonardo Da Vinci) e cenário da campanha Cruise 17 da Gucci. Agora, a Chatsworth House abre suas portas para o público, exibindo seu imenso arquivo que abrange cinco séculos de moda.

A exposição House Style: Five Centuries of Fashion at Chatsworth, patrocinada pela Gucci, com curadoria Hamish Bowles, editor Internacional da Vogue, e direção criativa de Patrick Kinmonth e Antonio Monfreda, é uma celebração à todas as figuras históricas que já passaram pela casa.

A ideia surgiu quando a ex-modelo Laura Roundell, hoje Condessa de Burlington, procurava por um traje de batismo para o seu filho pelos quartos de roupas da mansão. Depois de mexer em inúmeras caixas contendo artigos para cerimônias formais – desde fardas e mantos de coroação até vestidos de alta costura de Jean-Philippe Couture – ela convidou Hamish Bowles, para fazer a curadoria das peças e organizar uma mostra.




Hamish Bowles, Laura Burlington e Patrick Kinmonth


São mais de 100 itens em exposição que estão separados em quatro partes diferentes:

“The Circle of Life”, que conta com roupas usadas em ritos de passagem como batizados, casamentos e funerais dispostas em diversos pontos do castelo, dos jardins à capela;

“Devonshire House Ball 1897”, exibe sete das vestes usadas pelos convidados no Jubileu de Diamante da Rainha Victoria, famoso baile cujo tema era “costumes alegóricos e históricos de antes de 1815”, hoje considerado por muitos historiadores como a festa do século;

“Traditions and Transgressions” com peças que apresentam dualidade no Painted Hall, um dos saguões principais da casa, onde vestidos usados em coroações e peças punk colidem, mostrando a evolução da vestimenta formal;

“Fashion’s Favorites”, onde os visitantes podem ter uma visão mais ampla do estilo dramático e romântico da Duquesa Georgiana (5ª Duquesa de Devonshire, considerada a “Imperatriz da Moda”, foi um ícone de estilo por usar tecidos e modelagens à frente do seu tempo e uma das principais referências de moda para a francesa Maria Antonieta). Peças de fato usadas pela duquesa se unem à peças recentes, como um vestido de baile da Dior de 1998, assinado por John Galliano, inspirado por ela e que dialogam perfeitamente com seu estilo.

Além de itens históricos, a exposição também apresenta a coleção de peças contemporâneas da família Cavendish, com marcas atuais como Alexander McQueen, Maison Margiela, Vetements, Tom Ford, Erdem e Vivienne Westwood, além de dois vestidos criados por Alessandro Michele para a Gucci, inspirados nos livros de ilustrações naturalistas de Maria Sibylla Merian que o estilista encontrou na casa.


Deborah Cavendish, duquesa de Devonshire, e a neta Stella Tennant na Chatsworth House




House Style: Five Centuries of Fashion at Chatsworth fica em cartaz até 22 de outubro.

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)