Menu

Blog

15 de Agosto de 2017

Conheça o couro feito a partir do vinho



Combinando duas das maiores especialidades da Itália – a moda e o vinho -, o arquiteto italiano Gianpiero Tessitore criou um material inovador e sustentável, o VEGEA.

Feito a partir dos resíduos da produção de vinho, Gianpiero percebeu nas fibras encontradas na pele e sementes da uva, a oportunidade de criar um material ecológico para substituir o uso de couro animal e outros tipos de materiais sintéticos.





O processo de transformação dos resíduos em tecido não utiliza água, ácidos ou metais pesados. Primeiramente, o bagaço passa por um processo de separação e desidratação. Depois, tudo isso passa por diversos processos mecânicos para finalmente ser acrescido de outras substâncias que o transformarão em tecido.



Por sua função, estética e textura ser idêntica ao couro, a empresa está submetendo o produto à testes para viabilizar a aplicação do novo material em diversos segmentos. Em abril deste ano, o VEGEA ganhou o prêmio Global Change Award da fundação H&M, um dos principais prêmios de incentivo à inovação no mercado de moda.

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)