Menu

Blog

01 de Julho de 2019

Conheça o trabalho da artista ucraniana que cria roupas de azulejos



Viajando o mundo atrás de azulejos que contam histórias - seja do povo, do país, ou de lugares há muito esquecidos -, a artista ucraniana Zhanna Kadyrova criou a série “Second Hand” (Segunda Mão, em tradução livre). Para este projeto, a artista cria roupas de cerâmica utilizando técnicas de mosaico.

Uma linguagem visual muito presente na Ucrânia, o mosaico tem forte ligação com as raízes soviéticas, o que traz ainda mais significado histórico, político e social para as peças da artista.

  

Isso transforma Second Hand em um projeto muito que vai além do apelo estético. Kadyrova procura criar laços fortes com as comunidades que cercam os lugares de onde ela retira a sua matéria-prima, e utiliza isso como uma fonte de inspiração para o seu processo criativo. 



Participando de diversas exibições e bienais ao redor do mundo, Kadyrova se consagra como uma das artistas mais importantes da vibrante cena ucraniana. Em 2014, ela veio ao Brasil e expôs a série “Made in Brazil”, que inclui peças da série Second Hand.



Utilizando os azulejos que decoram muitas fachadas de lojas, cafés e casas brasileiras, a artista se encantou com esta tradição que, muitas vezes, passa despercebida aos nossos olhos habituados.



Nós adoramos este projeto cheio de significado, e você?

 

Sobre o autor

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)