Menu

Blog

28 de Outubro de 2020

Estilista cria peças incríveis com fios elétricos descartados



Já imaginou usar uma peça feita a partir de fios elétricos descartados? A estilista romena Alexandra Sipa nos dá essa possibilidade. Para seu projeto final na Central Saint Martins, intitulado Romanian Camouflage, ela criou roupas e acessórios a partir de fios encontrados em um centro de reciclagem de Londres e próximo da casa da sua mãe, na Romênia.

Por mais que as peças tenham um ar futurista, a inspiração vem da nostalgia. Da sua infância repleta de incentivos da mãe até a história têxtil do seu país de origem, a estilista entrelaça referências culturais e históricas em sua coleção.

Um exemplo é a cartela de cores vibrante que foi criada para espelhar a vivacidade das roupas usadas pelas mulheres na capital Bucareste que contrastam violentamente com o ambiente urbano e cinza.




Mas as peças não são apenas bonitas. Por trás da habilidade da designer e do conceito familiar, encontramos uma mensagem impactante. Milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas todos os anos, outro motivo para a escolha dos fios elétricos. Na criação das peças, o slow fashion é dominante, com um vestido que levou mais de mil horas para ser finalizado.



Com um toque kitsch que se une com a maestria de habilidade manuais, a coleção de Alexandra toca em assuntos importantes sem perder a reverência à cultura romena e às ligações familiares. Suas peças já apareceram em editoriais nas revistas Vanity Fair e Vogue, inclusive em miniatura vestindo uma Barbie!




Vale a pena ficar de olho no trabalho dela para descobrir quais serão as próximas criações.

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)