Menu

Blog

03 de Agosto de 2021

Gorpcore


A NOVA ERA DA VIDA REAL


Que a pandemia virou a vida de todos de cabeça para baixo, nós sabemos. Mudança de hábitos, rotina e reflexões sobre o que realmente importa foram pautas muito discutidas nesse momento de reclusão. 


Conforme tudo volta aos eixos, estudos indicam algumas mudanças de comportamento que se instalaram e que prometem permanecer, algumas trazem consigo um forte apelo de vida real. A moda é um reflexo desses comportamentos, e com isso traz novas leituras para essa nova visão do mundo. 


Com base nesse estudo de novas escolhas e opções de consumo, foi nítido perceber manifestações nas passarelas de 2021, com a presença do chamado Gorpcore e utilitários que pregam esse novo estilo de vida pós-pandêmico.


GORPCORE


O Gorpcore é um alerta de tendência que nasce, em 2017, do hipster, com uma cultura de escolhas mais orgânicas e naturais, programas ao ar livre, como esportes e trilhas. Esse novo formato esquivo da cidade grande amadureceu em 2020 e se manifestou de fato em 2021. 


Peças funcionais e utilitárias são o núcleo para essas criações, muitos zíperes, bolsos, botões e compartimentos para construírem uma moda reversível e com possibilidade de ser adaptada ao usuário. A ideia principal é “poder sair de casa para passar o dia ou fazer uma trilha” e estar preparado para se adaptar ao longo da atividade.


Não é à toa que a palavra gorp vem do acrônimo de  “Good Old Raisins and Peanuts” (mix de castanhas e frutas secas consumidas para repor as energias durante caminhadas e trilhas). 



Imagem: Y PROJECT MENSWEAR S S22


Esse novo comportamento é formado por peças esportivas em uma pegada futurista. Algumas marcas fortes nesse novo conceito - como North Face - usam e abusam dos têxteis de alto desempenho, como Goretex, com propriedades impermeáveis e resistentes às condições extremas. 



Imagem: North Face & Gucci


FRILIV 


Sempre à frente em nossos desenvolvimentos e criações, a Coleção Friliv Renauxview nasceu da busca pela liberdade e conexão interior - totalmente conectada com momentos de reclusão na natureza e olhar de autoconhecimento e influenciada pela filosofia friluftsliv. 


“Meu planeta é minha casa, o ar livre é meu lar” foi parte do conceito da coleção, onde a identidade visual foi produzida com pinheiros, montanhas e uma mochila de tecido rústico de alta gramatura criou o abrigo para o mostruário da coleção. 


Nosso artigo SOTTO, um dos campeões de venda de nosso portfolio de produtos unicolores,  é uma sarja encorpada e estruturada, que foi usada pela marca Noage em uma peça de conceito atual e utilitário totalmente alinhada à essa tendência.



Apesar da proposta de ser artigo encorpado, característica derivada de sua alta densidade,  o tecido tem um ótimo toque e caimento graças a processos especiais de enobrecimento de tecnologia italiana.


Uma inspiração de modelagem para a prospota Gorpcore, que pode ser reproduzida com nosso artigo RUAK.





Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)