Menu

Blog

01 de Novembro de 2016

Levi’s cria primeira calça reciclada do mundo



Pensando na produção crescente de novas peças e no descarte de tantas outras, a Levi Strauss & Co se juntou com a startup de tecnologia têxtil Evrnu para um projeto pra lá de legal.

Cinco camisetas de algodão que haviam sido descartadas deram vida às novas fibras para criar a primeira calça jeans reciclada do mundo! O tecido é criado a partir da mistura de algodão regenerado – proveniente das camisetas -, com o algodão virgem orgânico.

Para criar o jeans que usa 98% menos água, a Levi’s utilizou como protótipo o famosa modelo 501. De acordo com a marca, cerca de 3.800 litros de água são utilizados durante toda a vida útil de uma calça – desde a plantação do algodão até o consumo realizado ao lavar a peça em casa.

Mas não só de economia de água é feito o projeto, mas também alinhado a uma tendência crescente de eliminar resíduos e dar vida nova ao “lixo” têxtil, com o objetivo de criar uma economia circular, onde o resíduo é visto como recurso e reinserido no ciclo produtivo.



“Esta tecnologia é uma grande promessa e um avanço emocionante na forma como nós exploramos o uso de algodão regenerado para ajudar a reduzir significativamente o impacto global sobre o planeta. Ao abordar a conservação da água através da inovação, a indústria do vestuário tem o potencial de reduzir significativamente o seu uso”, afirmou Paul Dillinger, chefe de inovação global de produto da Levi’s, em entrevista.

A calça jeans ainda está em fase de testes, mas tecnologias como essas são de extrema importância para a indústria têxtil. E o reaproveitamento de matérias-primas sem comprometer a qualidade do produto final é uma boa notícia não só para a indústria da moda, mas também para o planeta!

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)