Menu

Blog

15 de Abril de 2020

Um novo material híbrido que pode substituir o uso de petroquímicos



O universo dos materiais é amplo e sempre em movimento. Uma das coisas mais legais sobre novas matérias-primas ou técnicas para materiais já conhecidos é o desenvolvimento de novas tecnologias, olhares e abordagens.

Por este motivo o trabalho de Jen Keane tem chamado tanta atenção. Seu projeto de conclusão de mestrado, This is grown., une tecnologias digitais, materiais e biológicas para criar um material híbrido e sustentável.

Seguindo uma abordagem focada em organismos vivos, o projeto começou com a premissa de que a natureza pode nos ajudar a criar novos materiais que são mais sustentáveis e boas alternativas para materiais petroquímicos.



A pesquisa de Jen, então, chegou até a bactéria que é comumente conhecida por ser usada em Kombucha. Ela estudou e cultivou as bactérias, criando novas ferramentas para manipular o crescimento natural durante o processo e, eventualmente, criou um novo material têxtil que batizou como entrelaçamento microbiano.

Incrivelmente leve, transparente e um competidor forte para os materiais sintéticos quando falamos em resistência à tração, este material híbrido oferece um grande potencial para customização e pode ser utilizado em diversas indústrias, sejam elas de alta-performance ou de aplicações biomedicinais.



Por sua experiência na indústria esportiva, tendo trabalhado na Adidas e Nike, Jen decidiu criar um tênis para demonstrar o processo do material e como ele pode afetar o design dos produtos, mostrando que seu entrelaçamento microbiano pode navegar entre a indústria criativa e científica facilmente.

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)