Menu

Blog

29 de Março de 2021

O que é moda digital e como ela funciona?



Um dos avanços tecnológicos mais interessantes da indústria da moda nos últimos anos é a chamada moda digital. Promissor pelo incentivo à experimentação criativa e artística e por ser uma alternativa sustentável, o mercado de roupas digitais produz e vende roupas sem o consumo de recursos materiais.

Isso significa que não vamos mais ter roupas físicas no futuro? A resposta mais correta é que vamos consumir de maneira física e digital - ou phygital. 

A experiência digital é um reflexo da aceleração de recursos e plataformas digitais e do atual impacto ambiental gerado por indústrias de fast fashion. Com o número de influenciadores de moda aumentando cada vez mais, essa é uma alternativa que reduz impactos no ecossistema, além de oferecerem opções de looks inesgotáveis. 




Mas como é que isso funciona? A maneira de consumo tem se desenvolvido juntamente com a tecnologia e pode ser criada de duas formas: o consumidor compra a peça digital, envia sua foto para a plataforma, onde a peça digital é inserida e a foto retornada para o cliente. Outra opção é através da realidade aumentada (RA), com o consumidor conseguindo comprar, provar e usar a roupa automaticamente. 



Já existem diversas plataformas de moda digital, como The Fabricant, Dress X e The Replicant Fashion, que trabalham com a venda das peças digitais e inserção em fotos através dos recursos de modelagem e prototipagem 3D, além da criação coleções autorais e parcerias com grandes marcas.

Com o conceito de propriedade sendo cada vez mais deixado de lado, com bibliotecas de roupas sendo uma das novas formas de consumo dos jovens, e a ligação entre a vida real e virtual mais forte que nunca, a moda digital abre um questionamento essencial para o futuro da indústria.

Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)