Menu

Blog

25 de Novembro de 2019

Os intrincados retratos em tecido de Bisa Butler



Misturando algodão, lã e chiffon, a artista Bisa Butler cria padrões ousados que se transformam em incríveis retratos. Abusando de cores vibrantes e revelando um intrincado mosaico de formas, os retratos são uma forma de conectar os negros americanos com suas origens africanas de forma a contar uma história visual de arte e cultura.

Os retratos são uma homenagem à força e à vulnerabilidade de seus sujeitos, de sua dor e seu poder. As figuras históricas neles representados apresentam um conto multifacetado da resiliência afro-americana.



As escolhas de cores também não são aleatórias. Associando cores com emoções, a artista quer mostrar em cada imagem a personalidade da pessoa retratada, seus humores e temperamentos. Um belo exemplo é o retrato inspirado pelo ensaísta James Baldwin, onde Butler mostra um homem sentado em uma posição semelhante ao Pensador, de Rodin, com uma paleta de cores quentes em sua pele.



De acordo com a artista, os laranjas e vermelhos representam o fogo que queima dentro da figura que, aparentemente, senta calmo em seu lugar. É interessante observar a utilização das cores, uma vez que a maioria dos retratos são originados de fotografias em preto e branco. Abaixo, você confere mais imagens do trabalho de Butler:









Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)