Menu

Blog

14 de Setembro de 2016

The Dandy Lion Project



Para confrontar o estilo “thug”, principalmente utilizado por rappers e a maior referência quando falamos em estilo negro, Shantrelle Lewis decidiu começar a documentar a forma como homens negros se vestem por vários países.

Tentando também descontruir a ideia de masculinidade negra, Shantrelle viajou pelos Estados Unidos, África do Sul, Congo e vários países da Europa, registrando em fotografia e vídeo o Black Dandy, um movimento que faz referência aos Dândis dos séculos 18 e 19.



Para Shantrelle, o Black Dandy é um homem de ascendência africana, que mesclou os conceitos de alfaiataria europeia às estéticas africanas. Ao projeto foi dado o nome “The Dandy Lion”, que já percorreu vários países em forma de exposição. Em outubro, o projeto está agendado para a Bienal de Fotografia de Brighton, no Reino Unido, e em 2017 para o Museu de Arte Lowe, em Miami. Também em 2017, o projeto vai virar livro!





Shantrelle acredita que o estilo significa, para o homem negro, uma das mais notórias ferramentas de rebelião. Quando estes homens aceitam a sua individualidade, sua masculinidade e principalmente sua humanidade, eles largam os estereótipos e passam a se vestir de forma semelhante à uma classe social e econômica, antes destinada apenas aos brancos.

Assim, esses homens manipulam as roupas, transformando-as em atitudes e identidades, ao invés sucumbir ao que a sociedade espera deles! Abaixo, você confere algumas fotos do projeto:



















Sobre o autor

Renauxview

Comentários

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Renauxview

Fique tranquilo nós também odiamos spam ;)